O lado humano da limpeza

O lado humano da limpeza

A TSM, sediada em Fiume Veneto, no nordeste da Itália, é uma empresa familiar que fabrica máquinas de limpeza profissional.

O negócio familiar remonta a 1882, numa oficina artesanal perto de Francenigo (província de Treviso, Itália), onde foram produzidos os primeiros implementos agrícolas. Um rio assegurava a energia necessária para o funcionamento da forja e do martelo, indispensáveis para a fabricação de ferro. No final da Segunda Guerra Mundial, começou a própria produção sob a marca Moro, em que os implementos agrícolas tradicionais se tornaram depois reboques, arados agrícolas, espalhadores de esterco, cisternas e bombas de vácuo. Nos anos 60, em coincidência com o desenvolvimento urbano e a crise agrícola, a empresa lançou as bases para a produção de cisternas e equipamentos de esgoto. Nos anos seguintes, com a evolução do produto e a criação de novas divisões, a empresa iniciou o design e a fabricação de equipamentos para a limpeza urbana e veículos de coleta de resíduos. Com o subsequente estabelecimento em 2002 da TSM (acrônimo de Sistemas Tecnológicos por Moro), a família, agora na sua quinta geração, continua a seguir com paixão uma tradição que já dura há mais de um século, produzindo veículos elétricos para limpeza municipal e industrial.

 

O portfólio de produtos consiste, portanto, em três unidades de negócios completas e distintas: ferramentas, máquinas internas e externas, com aplicações diferentes:

A linha de ferramentas é composta pela nova geração de lavadoras de piso chamada "Willmop", protegida por patentes internacionais, que funcionam com tecnologia de lítio, desenvolvida para limpar espaços apertados e lotados no menor tempo possível, com o mínimo de esforço. O portfólio Indoor inclui lavadoras de piso tradicionais, varredoras industriais, aspiradores de pó, limpadores de carpetes, geradores de vapor e máquinas de disco único. Na gama Outdoor, existem máquinas eco-friendly e com zero emissões de CO2, como aspiradores de lixo urbano e varredores compactos de estrada.

A TSM acredita fortemente que a maior satisfação para as pessoas é encontrar gratificação no trabalho diário. A empresa está, portanto, empenhada em manter uma perspetiva humana no setor de limpeza profissional, fornecendo soluções amigáveis ao usuário adaptadas às suas necessidades, que permitem que os operadores encontrem satisfação no seu trabalho diário.

No coração de todos os designs está a componente humana, que é de suma importância para a TSM. As nossas soluções e máquinas de limpeza incorporam a tecnologia mais recente, mas permanecem acessíveis a todos. O equipamento é tão intuitivo que não requer explicação para o seu uso, e as operações de manutenção são simplificadas.

Não é apenas a tendência tecnológica que guia a marca, mas também a simplicidade de toda a gama no que diz respeito ao manuseamento para os seus clientes. Atualmente, todas as linhas de limpeza da TSM estão presentes em mais de 84 países em todo o mundo por meio de uma rede crescente de distribuidores que acreditam nos produtos TSM, projetados e construídos com qualidade "MADE IN ITALY".

Deve ser considerado que a venda de equipamentos de limpeza não é apenas uma venda, mas também promoção, know-how, assistência e formação. Por isso, é importante nomear o revendedor adequado capaz de cuidar de todos os aspetos comerciais e técnicos. Esta é a razão pela qual a TSM escolheu a M.Assistance e o grupo MSTN para ser a empresa representante oficial em Portugal, Angola e Moçambique.

A relação começou antes da pandemia e até agora os resultados alcançados têm sido consideráveis, mas acima de tudo constantes.

"Sou otimista de que o futuro nos verá como protagonistas na conquista de resultados significativos no mercado de limpeza profissional. A colaboração entre nós tem sido sempre transparente e com expectativas de crescimento significativas de ambas as partes desde o início, e posso pessoalmente dizer que evoluiu para uma relação que vai além da simples relação comercial", reforça Massimo Moro.

Visão geral do mercado de limpeza

Nos últimos anos, o mercado europeu de máquinas de limpeza industrial tem experimentado um aumento nas vendas. A TSM encaixa-se perfeitamente nessa tendência, uma vez que os números têm crescido de ano para ano, levando a empresa a um crescimento constante.

Com o aumento da automação e a necessidade de processos de limpeza mais eficientes, empresas e organizações de vários setores têm investido em máquinas de limpeza industrial para melhorar as suas operações e manter altos níveis de limpeza e higiene.

Um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado de máquinas de limpeza industrial é o foco crescente na sustentabilidade ambiental. Muitas empresas agora estão optando por soluções de limpeza eco-friendly que não apenas reduzem a sua pegada de carbono, mas também reduzem os custos operacionais a longo prazo.

Isso levou a um aumento na procura por máquinas elétricas e movidas a bateria que são mais eficientes em termos de energia e produzem menos ruído e emissões em comparação com seus equivalentes tradicionais.

A sustentabilidade não apanha a TSM de surpresa, já que a empresa especializou-se no desenvolvimento de soluções 100% elétricas desde a sua fundação. Hoje, todos os produtos oferecidos em todas as três divisões de produção são operados por bateria, trazendo a enorme vantagem de redução de manutenção comparativamente com produtos equivalentes com motor endotérmico.

O mercado de máquinas de limpeza industrial também está a beneficiar da adoção crescente da robótica e automação na indústria de limpeza. Muitas empresas agora estão a usa cobots e robôs que facilitam ou realizam tarefas de limpeza complexas com precisão e eficiência, tornando as tarefas de limpeza mais ergonômicas, reduzindo a necessidade de mão de obra humana e melhorando a produtividade geral. Essa tendência deve continuar nos próximos anos, à medida que mais empresas procuram automatizar os seus processos de limpeza para economizar tempo e dinheiro.

Mesmo essa segunda tendência, que está diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico e à automação, não apanha a TSM desprevenida, já que a empresa antecipa os tempos lançando há anos o "Ariamatic 240", a primeira varredoura de rua cobotizada do mundo, capaz de seguir autonomamente o operador durante as tarefas de limpeza.

Hoje, também devido a questões provocadas pela Covid-19, o fenômeno tecnológico explodiu.

Os padrões de limpeza aumentaram, há problemas relacionados à falta de pessoal e os objetivos de sustentabilidade são mais rigorosos. A digitalização é certamente um suporte válido para atender a diferentes necessidades com maior eficiência.

Assim como tem acontecido há anos em outras indústrias, o setor de limpeza profissional enfrenta problemas com a falta de pessoal. Nesse sentido, as empresas estão a considerar soluções robóticas e/ou cobóticas para auxiliar nas atividades de limpeza, atendendo à necessidade de mão de obra.

Ao oferecer equipamentos ergonômicos e ser mais atento às necessidades dos usuários, as empresas podem contribuir para a melhoria do bem-estar físico e mental de seus funcionários, potencialmente levando a uma maior fidelidade.

Em geral, abordar questões de pessoal requer uma combinação de soluções tecnológicas e esforços para aumentar a perceção de profissionalismo e condições de trabalho.

A guerra em curso na Ucrânia também reduziu os materiais brutos provenientes da Rússia, incluindo alguns componentes-chave para a tecnologia e infraestrutura de transporte, impactando os custos de energia incorridos pelas empresas e pessoas. Deve-se dizer, no entanto, que nenhuma dessas tendências é independente das outras, mas há uma conexão profunda que as une. Certamente, a fidelidade dos funcionários pode ser fortalecida por uma melhor tecnologia e uma filosofia de atenção e sustentabilidade que possa atrair novas gerações de trabalhadores. Preocupações justificadas sobre custos podem ser abordadas por meio de melhorias de processos e implementações tecnológicas. Resta saber como é que os cenários vão evoluir ao longo do ano.

Voltar para o blogue
  • A importância de higienizar as mãos

    A importância de higienizar as mãos

    A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças. Lavar as mãos...

    A importância de higienizar as mãos

    A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças. Lavar as mãos...

    Ler notícia
  • ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumetria de 850 ml

    ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumet...

    O número de novos utilizadores tem aumentado significativamente e todos os meses recebemos pedidos de informação de vários setores que procuram soluções mais sustentáveis, afirma Beatriz Bandeira, Business Development Manager...

    ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumetria de 850 ml

    O número de novos utilizadores tem aumentado significativamente e todos os meses recebemos pedidos de informação de vários setores que procuram soluções mais sustentáveis, afirma Beatriz Bandeira, Business Development Manager...

    Ler notícia
1 de 2