O futuro das Facility Services tem 3 letras: ESG

O futuro das Facility Services tem 3 letras: ESG

A sustentabilidade tem sido um dos temas que tem estado em cima da mesa nos últimos anos. A principal razão para isto é o facto das metas que várias entidades mundiais definiram estarem a derrapar de ano para ano.

A COP 26, que ocorreu em 2021 na cidade de Glasgow, chegou à conclusão de que não devem ser só as entidades públicas que têm de estar no centro da transição sustentável. As empresas/setor privado também devem ter um papel importante. É neste contexto que surge o termo ESG, não só como uma ferramenta de transparência das empresas, mas também como uma oportunidade de correrem menos riscos.

Atualmente, muitas entidades da sociedade civil já olham para os relatórios de sustentabilidade (ESG) das empresas e não apenas para o seu desempenho financeiro. Logo, é importante que as empresas compreendam que a sua responsabilidade no mundo é muito maior do que apenas dar lucro.

O que é o ESG?

O ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é um relatório de sustentabilidade da empresa com um conjunto de indicadores que funcionam como uma métrica, a qual analisa as práticas de sustentabilidade e o quanto a empresa investe em formas de minimizar os seus impactos no ambiente. Esta sigla ESG define um conjunto de boas práticas, exemplos e impactos que uma empresa oferece dentro de cada letra, como é explicado de seguida:

E – Environment (ambiental)

Refere-se às ações que a empresa aplica em relação à conservação da biodiversidade, redução da poluição, consumo consciente, descarte de resíduos, escassez de água, aquecimento global e, por último, a poluição do ar, água, solo e sonora.

As empresas têm algum tipo de impacto no ambiente e isto precisa ser minimizado e/ou compensado.

S – Social (social)

Refere-se a boas práticas aplicadas pela empresa e que estão relacionadas com as pessoas e sua comunidade, com o objetivo de garantir o respeito pelos direitos humanos, a proteção de dados, privacidade, promover a diversidade e um ambiente positivo com vista à evolução de todos.

Neste campo também é importante a satisfação do cliente e a monitorização da cadeia de fornecedores.

G – Governance (governança)

Refere-se às ações diretas sobre a administração da empresa, que adotam uma estrutura ética na sua conduta corporativa, composição dos conselhos de administração e direção, remunerações, relação transparente com todas as partes interessadas e uma política bem definida.

Qual é o papel das Facility Services no ESG?

As Facility Services (FS) desempenham um papel muito importante num panorama internacional nas médias e grandes empresas, sendo um dos principais fornecedores de serviços externos.

Numa operação comum de FS podem estar várias tarefas envolvidas como a limpeza, segurança, manutenção, serviços de apoio e até a gestão de recursos humanos. Como vimos, são intervenções críticas na implementação de boas práticas de ESG, especialmente em termos ambientais e sociais. Assim, como um dos principais skateholders, as FS precisam de adotar práticas que se alinhem com as da ESG, não só para responder às necessidades atuais do mercado como também para impulsionar as empresas, onde prestam serviços, a fazer uma transição sustentável e a adotar boas práticas de ESG. Para isso, dentro do plano estratégico das FS, e de forma a replicarem diretrizes nos seus clientes, devem trabalhar a sua cadeia de fornecedores de forma a oferecerem o melhor serviço e ajudarem a contribuir para os seus indicadores de ESG e dos seus clientes.

Como é que a ECOX PRO pode ajudar?

A higiene e limpeza e a gestão de resíduos são três das várias atividades que as FS fornecem aos seus clientes.

Desta forma, a disponibilização dos detergentes upcycling da ECOX PRO são uma solução diferenciadora pois, apesar da ECOX ser uma empresa nacional, é a única a nível mundial a produzir detergentes a partir de um resíduo (o óleo alimentar usado).

Este conceito traz várias vantagens como:

  • Produtos 100% portugueses;
  • Promoção do consumo local;
  • Redução de cerca de 50% na extração de recursos naturais e na pegada ecológica;
  • Valorização de um desperdício que causa vários problemas ambientais como a contaminação de milhares de litros de água;
  • Produtos biodegradáveis e vegan (produtos com certificação V-label e Ecolabel);
  • Produtos eficientes e a preço competitivo;
  • Serviço de recolha de óleo alimentar usado gratuito e profissional, cumprindo todos os requisitos legais.

Marketing Sustentável

O conceito ECOXSPOT é um dístico que visa dar destaque às medidas sustentáveis que são adotadas pela empresa e ajuda a comunicar aos clientes a utilização destes produtos diferenciados.

Para ter este material de comunicação no seu espaço físico, cada negócio deve usar os detergentes upcycling ECOX PRO e fazer a gestão de recolha de óleo alimentar usado com um parceiro do projeto (caso aplicável ao negócio).

Os locais/estabelecimentos recebem o dístico ECOXSPOT para mostrar aos seus clientes que optam por detergentes com baixo impacto ambiental. Paralelamente, temos outros materiais de comunicação para colocar em quartos, WC’s, receção e zona de refeições (ver exemplo) para comunicar aos clientes que tipo de produtos são usados para limpar esses espaços.

Indicadores para ESG

As fichas técnicas dos produtos da ECOX PRO têm um item referente à informação de sustentabilidade, no qual são apresentados indicadores como:

  • Água protegida da contaminação: o cálculo tem por base dados que indicam que 1 litro de óleo alimentar usado pode contaminar até 1 milhão de litros de água;
  • Recursos Naturais evitados: percentagem de produtos reciclados incluídos no detergente tendo como base a matéria ativa de tenseoativos presente;
  • Produto de Economia Circular: percentagem de produto reciclado incluído no detergente tendo como base a matéria ativa total.

Para além da informação presente nas fichas técnicas a ECOX pode fornecer um relatório de sustentabilidade, no final de cada ano, no qual estão resumidos todos impactos alcançados pelo consumo dos detergentes ECOX PRO.

Este relatório, juntamente com a informação contida nas fichas técnicas dos produtos, pode ter outros dados, como as emissões CO2 equivalente que se evitaram e a recolha de óleos alimentares usados alcançados (caso se aplique).

Voltar para o blogue
1 de 2