A importância da higienização no setor Hoteleiro, A nova realidade pós-covid.

A importância da higienização no setor Hoteleiro, A nova realidade pós-covid.

Quem é o Tony Martins? 

Sou um chefe de Cozinha, sempre em busca de novas aprendizagens e novas vivências. Audaz, criativo e apaixonado pela gastronomia. Viajante curioso e fascinado por conceitos, marcas, ideias e experiências.

Highlights da carreira 

Já tive o meu próprio restaurante, o Mercado Velho. Fui Chefe de Cozinha de umas das casas mais antigas do País, o Casino Figueira. Fui Responsável de uma empresa de Catering que fazia todo o tipo de eventos, alguns deles autênticos desafios e missões im(possíveis), a Iguarias Sabias Catering. Fiz parte do início de uma startup de gastronomia, a Eat Tasty. Criei e organizo um dos grandes eventos gastronómicos nacionais, o Vagos Sensation Gourmet. Participei em diversos eventos nacionais e internacionais e conheci muitos países e culturas em trabalho, como Colômbia, Bélgica, Itália, Irlanda, Inglaterra, Escócia, Espanha, Alemanha, França, Noruega, Letónia entre Outros. Convivi e Cozinhei com dezenas de excelentes profissionais de cozinha que tenho como Ídolos. Criei um conceito gastronómico reconhecido pelo The Guardian, como uma das 5 melhores esplanadas da Europa, o Bronze. Desenvolvi o conceito gastronómico do primeiro barco hotel a navegar em Aveiro, o Costa do Sal. Ganhei o Chefe Cozinheiro do Ano 2020. Sou Chefe Executivo dum Grupo Hoteleiro com 3 hotéis fantásticos, todos diferenciados, O Douro Palace Resort & Spa, Douro Royal Valley Hotel & Spa e o Porto Royal Bridges onde tenho um conjunto de profissionais fantásticos a trabalhar comigo.

Com a evolução do setor e do comportamento do cliente, o que é que o cliente procura quando visita o restaurante, quais as novas tendências e de que forma acompanham estas tendências? 

Considero que o cliente procura duas coisas, distintas e opostas: consistência, conforto e estabilidade ou surpresa, diferenciação, novidade. Eu acho que nos tempos atuais em gastronomia é quase impossível falar em tendências, tal é o ritmo de evolução. Mas a tendência é conseguir transmitir ao cliente os sentimentos que transmitiu atrás e que a isso, alie a confiança.

A higienização de espaços cada vez mais tem sido uma preocupação geral, tanto pela COVID, como pelas contaminações cruzadas por exemplo. De que forma é que transmitem esta preocupação e segurança para o cliente? 

A pandemia veio "colocar à vista", muitas coisas que se fazia mal, falhas graves que existiam. E depois da pandemia começámos a ter um cliente mais cuidado, com mais atenção a determinados pormenores no que à higiene e segurança alimentar dizem respeito. Ninguém sabe tudo, logo temos que nos rodear das melhores empresas, e dos melhores profissionais destas áreas para corrigirmos erros diários e transmitirmos mais segurança e confiança ao cliente.

O que é que a COVID trouxe como novas práticas para a gestão diária das operações que desempenhas enquanto profissional tanto a nível pessoal como da equipa de trabalho? 

Higienizações mais regulares, nomeadamente das superfícies, maior cuidado e redução no contacto com o exterior, mais cuidado e conhecimento sobre o processo de transporte e manuseamento assim como a origem dos produtos que utilizamos, reduzirmos aglomerações tanto entre equipa como contacto com a sala onde se encontram os clientes.

De que forma é que as equipas de trabalho se atualizam no que toca à nova realidade. Que dificuldades tiveram em dar resposta às novas necessidades de higienização? 

No início da pandemia, semanalmente passávamos diretrizes das boas práticas de funcionamento, mas basicamente este campo define-se muito com o grau de alerta e atenção aos pormenores que tiveram que passar a existir de forma constante e quase que permanente, quase que a cada minuto tivéssemos que confirmar as boas práticas a serem implementadas em todos os espaços e operações. Outra das grandes preocupações foi acompanhar diariamente e permanentemente as necessidades de produtos de higiene e limpeza para que nunca se deixasse terminar tanto para as equipas como para os clientes.

O projeto Vagos Sensation Gourmet

Relativamente a outros projetos, o caso do Vagos Sensation Gourmet, como tem sido esta jornada, conta-nos um pouco sobre a história do evento e a próxima edição 2022 o que irá ter de novo e de que forma se estão a preparar para uma edição pós-COVID? 

O Vagos Sensation Gourmet é uma paixão enorme, minha e dum grupo que partilha dessa mesma paixão pelo município, cultura e gastronomia. E se no início começou quase duma brincadeira, de passar para o público, o corpo de um livro (que nunca foi editado, mas há de ser), com os anos foi crescendo, e com a aposta do município, assumindo-se, conquistando sonhos, aliando muita gente, muitas empresas que nos fizeram ver a importância que o evento tinha e tem.

Criámos algo, que ganhou uma forte componente social também, e que as pessoas fizeram crescer, ganhar estatuto, e que agora, nós equipa, só temos de colocar em prática, dentro das nossas linhas de entendimento e ideais. A edição de 2022 traz mais um desafio, um desafio a nós próprios enquanto organizadores, a criatividade, para contornar aspetos como a Higiene e Segurança que queremos continuar a privilegiar e transmitir neste pós-COVID, felizmente contamos com parceiros como a Mistolin e o grupo MSTN, no seu conjunto de empresas, que está conosco desde a primeira edição em 2011. E depois traz uma vontade enorme de homenagear o nosso eterno Padrinho Joe Best, que nos deixou o ano passado, e foi sempre um grande impulsionador do evento. Aliado a isso queremos manter toda a alegria, dinamismo e queremos ainda um evento cada vez mais consciente com o meio ambiente.

Voltar para o blogue
  • A importância de higienizar as mãos

    A importância de higienizar as mãos

    A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças. Lavar as mãos...

    A importância de higienizar as mãos

    A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças. Lavar as mãos...

    Ler notícia
  • ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumetria de 850 ml

    ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumet...

    O número de novos utilizadores tem aumentado significativamente e todos os meses recebemos pedidos de informação de vários setores que procuram soluções mais sustentáveis, afirma Beatriz Bandeira, Business Development Manager...

    ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumetria de 850 ml

    O número de novos utilizadores tem aumentado significativamente e todos os meses recebemos pedidos de informação de vários setores que procuram soluções mais sustentáveis, afirma Beatriz Bandeira, Business Development Manager...

    Ler notícia
1 de 2