A cultura de liderança de uma experiência de requinte

A cultura de liderança de uma experiência de requinte

Leading by Example’, atento a esta filosofia, quem é Luis Santos enquanto Pessoa e Profissional?

Como profissional sou uma pessoa dedicada, empenhada e atenta, que nos 25 anos de carreira aproveitei o “boom” da Hotelaria Nacional para evoluir à medida que as oportunidades me foram surgindo. Iniciei funções como Equipier de Banquetes (fazia a montagem de sala de reunião) até chegar à posição atual de Diretor de Hotel. Neste percurso tive a oportunidade de trabalhar em algumas das melhores referências de 5 estrelas no mercado e em diversas cadeias internacionais num total de 12 hotéis dos quais destaco: Ritz Four Seasons, Le Meridien, Lapa Palace, Marriott, Tivoli, Corinthia, Grande Real Villa Itália e atualmente Palácio Ludovice Wine Experience Hotel. Por considerar que o exemplo vem de cima e não de baixo esforço-me por ter uma conduta irrepreensível e de grande proximidade com todas as minhas equipas, fomentando o bom ambiente entre as mesmas e proporcionando formação e crescimento aos colaboradores, alguns dos quais me têm acompanhado em diversas Unidades Hoteleiras.

Luis, o que representa para Si o lema identitário do Palácio Ludovice ‘A place where history meets luxury… around a glass of wine’?

No fundo resume a experiência que irá ser proporcionada ao cliente e que foi alicerçada em torno de uma história com cerca de 300 anos. O Palácio foi construído no início do Séc. XVIII e foi dos poucos edifícios que resistiu ao grande terramoto de 1755, que devastou todo o centro histórico de Lisboa. A utilização de uma técnica de construção inovadora à época (Gaiola de Madeira também conhecida como Gaiola Pombalina) e que serviu de inspiração para a reconstrução de toda a cidade. O conceito wine experience advém da conjugação de 3 pilares fundamentais: o Instituto do Vinho do Porto (presente no edifício desde 1940), a Boutique-Spa Caudalie Vinoterapie, com tratamentos de assinatura desta conceituada marca francesa e o restaurante Federico que alberga uma variadíssima coleção de castas portuguesas, onde pode fazer degustações e jantares vínicos com as recomendações do nosso Sommelier.

Em que medida a Unidade Hoteleira que lidera encara o impacto da limpeza e desinfeção como via para a garantia da qualidade do serviço prestado? Qual a sua opinião relativamente à perceção e satisfação global do cliente quanto às boas práticas de higienização?

Sendo uma Unidade Hoteleira a operar no segmento de luxo, a limpeza e desinfeção são factores fundamentais para elevar o nível de qualidade

percepcionada pelo cliente. Dispomos de diversos protocolos de limpeza e higienização de todas as áreas, sejam públicas sejam internas de colaboradores. Actualmente os índices de satisfação do cliente com a limpeza são muitíssimo elevados como o comprovam as diversas pontuações em plataformas online.

De que modo o acompanhamento comercial da Mistolin Pro é uma mais valia para o Hotel? Como tem sido a experiência?

Conheci a Mistolin há cerca de 7 anos quando desempenhei funções como Director de Alojamentos no Marriott Resort Praia d’El Rey. A minha equipa de housekeeping estava imensamente satisfeita com os produtos de limpeza/lavandaria e a relação preço/qualidade era excelente. Desde então criámos uma relação de confiança e de fidelidade. No Internacional Design Hotel onde assumi funções de Director Geral substituí o fornecedor que lá operava pela Mistolin e actualmente no Palácio Ludovice voltei a apostar nesta parceria que se tem revelado um sucesso.

Que conselho gostaria de transmitir aos jovens que ingressam no ramo da Hotelaria?

O meu melhor conselho é que aproveitem a oportunidade. Não é necessário ter um curso superior para ambicionar chegar a uma posição de topo nesta área. A

Hotelaria resume-se a apenas 2 coisas: sorriso e à disponibilidade! Exactamente aquelas que não se conseguem ensinar. Tudo o resto é passível de ser apreendido desde que haja interesse e empenho. Atualmente muitos jovens limitam-se a viver o momento presente despreocupados com o futuro e com muito pouca ambição pessoal e profissional. Existem imensas oportunidades na Hotelaria para brilhar, construir carreira e ter um futuro desafiante e motivador.

Voltar para o blogue
1 de 2