O Jovem Chef que cozinhou o ouro com tempero de criatividade

O Jovem Chef que cozinhou o ouro com tempero de criatividade

Quem é Samuel Santos?

Sou o Samuel Santos, tenho 23 anos, resido em Santa Catarina da Serra no Distrito de Leiria.

Como descreve a sua experiência na Escola de Hotelaria de Fátima?

A minha experiência na Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) entre 2014-2017, possibilitou-me a aquisição das bases de cozinha necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Adquiri conhecimentos técnicos e práticos transmitidos pelo Chef Yannick Génard, Chef Ricardo Raimundo e Chef Lisa Silva. Tive oportunidade de realizar diversos estágios nacionais e internacionais, de modo a adquirir mais conhecimento e preparação para o mercado de trabalho. Quando descobri os diversos campeonatos existentes na área de cozinha, treinei para que fosse possível a minha participação.

Recentemente participou numa competição mundial, da qual saiu vitorioso. Para além do ‘ouro’ conquistado, quais os três principais aspetos que destaca desta sua participação?

O ouro conquistado foi o reconhecimento de todo o treino árduo existente ao longo da minha preparação. Na competição mundial de cozinha fui apoiado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Santarém. Ao longo dos meses de preparação tive apoio do Chef Yannick Génard da EHF, Chef Sérgio Parente do IEFP de Santarém e Chef Miléne Nobre do IEFP de Faro. Paralelamente surgiu a oportunidade de estagiar em restaurantes com estrela Michelin, nomeadamente o restaurante Fifty Seconds chefiado pelo Chef Filipe Carvalho e o restaurante Al SUD, chefiado pelo Chef Louis Anjos, locais onde me ajudaram a adquirir mais conhecimentos gastronómicos. Os aspetos que considero mais importantes ao longo da minha participação são a capacidade de resiliência, foco e dedicação.

Como encara os cuidados de higiene e limpeza no desempenho da sua atividade ao nível de uma cozinha profissional?

É extremamente importante existir organização numa cozinha, desde o fardamento à higiene pessoal, são alguns aspetos presentes no quotidiano profissional. Uma limpeza cuidada de todos os utensílios, materiais e locais de trabalho transmite uma imagem clara e diminui o risco da contaminação cruzada.

Encontra-se na etapa inicial da sua carreira profissional. Quais as perspetivas e ambições para os próximos 5 anos?

No presente trabalho no restaurante Casa do Castelo, inserido na Vila Medieval de Ourém. No futuro gostaria de continuar a absorver mais conhecimentos gastronómicos e tornar-me diariamente um melhor profissional.

Voltar para o blogue
1 de 2