Manchas em hotelaria, como distinguir?

Manchas em hotelaria, como distinguir?

Manchas em têxteis de Hotelaria

O setor Hotelaria enfrenta um conjunto de desafios, na área da lavandaria, que estão em constante mutação, nomeadamente ao nível das características das nódoas nos têxteis. Em simultâneo, encontra-se em desenvolvimento constante, soluções que respondam de forma eficaz à exigência e aos requisitos dos hóspedes.

É importante entender que na atualidade, os produtos utilizados pelos hóspedes como parte da sua rotina diária, são também eles, cada vez mais específicos, mais eficazes e com uma enorme variabilidade. A sua utilização quer como elemento de proteção, higiene pessoal ou cuidado leva ao aparecimento de novas nódoas e manchas nos têxteis de hotelaria. Compreender a sua origem é parte integrante na adoção de soluções, técnicas e boas práticas para uma limpeza eficaz.

O diagnóstico subjacente à resolução de uma nódoa presente num têxtil em Hotelaria pressupõe o conhecimento prévio da natureza da mancha em causa. Portanto, antes de sugerir uma solução, saiba como distinguir os tipos de manchas existentes. Neste artigo vamos apresentar as nódoas mais recentes e desafiantes na área de Hotelaria.

Aprende a distinguir!

  • Manchas de protetor solar

No verão, na época balnear, é comum aparecerem manchas com tonalidades amareladas e cor-de-rosa, frequentemente presentes em têxteis como lençóis, turcos e fronhas de almofada.

Estas manchas são provocadas pelo uso de protetores solares. O protetor solar é um produto cosmético, que se destina a ser utilizado na prevenção dos malefícios causados pela radiação solar. Os protetores solares são, assim, usados para proteger a pele, contudo quando transferidos para os têxteis podem afetá-los de uma forma irreversível. Para que a pele fique protegida dos efeitos nocivos do sol, os protetores solares contêm filtros UV, que podem ser químicos, minerais ou uma combinação de ambos. Tanto o tipo de filtro solar físico como o químico, contribuem para o aparecimento de manchas desta natureza nos têxteis em contacto com cremes de proteção solar.

Quanto maior o fator de proteção do produto usado, mais filtros este produto contém e, portanto, geralmente, mais forte e intensa é a mancha que fica no têxtil após a lavagem. Com o aumento da consciência social sobre o impacto negativo do sol na saúde da pele, a tendência cresce no sentido do uso mais frequente de produtos com fatores de proteção solar mais elevados do que no passado, levando, este facto, a um agravamento das manchas nos têxteis e da sua frequência de aparecimento.

A lavagem de um têxtil que contenha um produto cosmético com ativos de proteção solar requer uma configuração cuidadosa do processo de lavagem. Nesse sentido, a Mistolin Profissional juntamente com a M.Assistance desenvolveram processos de lavagem de roupa estruturados com uma alcalinidade equilibrada, com a presença de sequestrastes específicos, inibindo o desenvolvimento de compostos complexos e, subsequentemente, a ocorrência do aparecimento de manchas.

  • Manchas de polyquaternium

As manchas de polyquaternium são muito comuns em diversas lavandarias que lavam roupas de hotelaria. Este tipo de manchas caracteriza-se por apresentarem uma tonalidade cinzento-escura e, são provenientes de produtos de uso diário, como condicionadores, espuma para cabelo, champô, entre outros. As nódoas são produzidas pelo contacto deste tipo de produtos com a roupa, por exemplo, quando seca as suas mãos numa toalha sem as lavar após aplicar um produto para o cabelo.

 

  • Manchas de Óxidos Metálicos

Das manchas típicas em hotelaria, existem ainda as manchas de óxidos metálicos. Estas caracterizam-se pela sua tonalidade acastanhada e alaranjada. A origem deste género de manchas, muitas vezes, vem da própria água de lavagem. A concentração de ferro na água pode variar consoante a região do País e com a alteração da estação do ano. Estes iões quando em contacto com agentes branqueadores precipitam e formam manchas alaranjadas. Este tipo de manchas pode ser despistado mediante a aplicação de um produto de pré-lavagem da Mistolin Pro.

  • Programas de recuperação

Um conhecimento do tipo de manchas permite uma maior eficácia no tratamento/lavagem adotando um conjunto de boas práticas recomendadas. Para além disso, este conhecimento é bastante útil no aconselhamento de programas de recuperação.

Em hotelaria a época do verão corresponde a um pico da atividade e por esse motivo, os programas de recuperação são tipicamente realizados no inverno de modo a não interferir com a atividade hoteleira. A utilização de programas reforçados quimicamente é ajustada às necessidades da roupa e ao tipo de manchas identificadas. A Mistolin Profissional e a M.Assistance têm programas de recuperação otimizados, ao nível de desengorduramento, com o reforço de agentes de branqueamento, auxiliados com aditivos sequestrantes. Dispõe também de programas de recuperação por via ácida, para uma recuperação a 100 % das manchas de óxidos metálicos e tornar mais claras as manchas provocadas pelo protetor solar.

Estes programas permitem aumentar o tempo de vida útil dos têxteis garantindo-lhes um aspeto de roupa nova e reduzindo as taxas de rejeição da lavagem.

Voltar para o blogue
  • A importância de higienizar as mãos

    A importância de higienizar as mãos

    A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças. Lavar as mãos...

    A importância de higienizar as mãos

    A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças. Lavar as mãos...

    Ler notícia
  • ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumetria de 850 ml

    ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumet...

    O número de novos utilizadores tem aumentado significativamente e todos os meses recebemos pedidos de informação de vários setores que procuram soluções mais sustentáveis, afirma Beatriz Bandeira, Business Development Manager...

    ECOX PRO alarga oferta sustentável para volumetria de 850 ml

    O número de novos utilizadores tem aumentado significativamente e todos os meses recebemos pedidos de informação de vários setores que procuram soluções mais sustentáveis, afirma Beatriz Bandeira, Business Development Manager...

    Ler notícia
1 de 2