A importância de higienizar as mãos

A importância de higienizar as mãos

A boa prática regular de higienização das mãos é vital na prevenção da propagação de infeções, com o consequente impacto positivo no combate à disseminação de doenças.

Lavar as mãos sem completar a secagem das mesmas, ou seja, continuar com as mãos húmidas, gera condições propícias para a proliferação de microrganismos (como são exemplo disso, as bactérias). Estudos científicos referem que a transmissão de microrganismos tem uma maior probabilidade de ocorrer a partir da pele molhada do que da pele seca [1], [2], pelo que o processo de secagem adequada das mãos, após a lavagem, deve ser parte integrante da prática de higienização das mãos [1] no nosso dia-a-dia.

Secar as mãos recorrendo a toalhas de papel revela ser, não só funcional como eficiente; observação suportada por estudos científicos, os quais referem ainda que as toalhas de papel removem bactérias de forma eficaz, contribuindo para a minimização da contaminação do ambiente [1] em redor (por exemplo, numa casa de banho).

Sabias que?

O tempo gasto para secar as mãos com toalhas de papel é, em média, de cerca de 10 segundos, com redução da água residual presente nas mãos para 4 % (com 15 segundos de secagem, a água residual é reduzida para 1%) [1]; sendo, portanto este, um procedimento expedito. Outro aspeto que reforça o facto de o risco de contaminação ser substancialmente diminuído com o uso de toalhas de papel, é a evidência de que os vestígios de microrganismos que podem permanecer nas mãos após lavagem, ficam restritos ao papel que é depositado nos locais próprios para despejo. Assim, ao lavar as mãos, considere no final o uso de toalhas de papel.

Voltar para o blogue
1 de 2