A eficiência e qualidade de lavagem da Multiwasher, uma inovação Somengil

A eficiência e qualidade de lavagem da Multiwasher, uma inovação Somengil

Qual a identidade da Somengil?

A Somengil é uma empresa com um posicionamento único no mercado e que se especializa em lavagem e limpeza industrial, particularmente nas áreas da indústria alimentar. Nascemos em 2002, e Aveiro e, de momento, estamos presentes em mais de 40 países.

A qualidade e fiabilidade das soluções da Somengil baseia-se num poderoso departamento de I&D e Engenharia, que olha para as necessidades e oportunidades do mercado com uma abordagem inovadora, de modo a fornecer soluções fiáveis e sustentáveis. Além de desenvolver soluções inovadoras, a Somengil concentra-se na criação de parcerias a longo prazo com os seus agentes, aumentando assim a proximidade com os seus clientes.

Conheça o CEO da Somengil

O meu nome é Tony Ventura e sou o CEO da Somengil. A minha formação é na área da engenharia mecânica e, após ter trabalhado neste mundo, fui-me apercebendo de como a lavagem industrial sofria imensas lacunas em termos de falta de produto e, qualidade do mesmo. Decidi criar a Somengil em 2002. Sou da zona de Aveiro e, por isso, criei a empresa em Vagos.

Conheça a Somengil

A Somengil tem um produto inovador, a Multiwasher e este foi concebido para melhorar a lavagem dos objetos e utensílios usados nas diversas áreas industriais. Além disso, a Multiwasher possibilita que sejam integrados vários utensílios e objetivos numa só lavagem, permitindo uma maior flexibilidade. Através de um sistema de carrinhos, desenhados à medida do que necessita de lavar, o nosso departamento de engenharia consegue garantir qualidade de otimização de lavagem. A Multiwasher é única porque assegura a qualidade de lavagem devido a fatores como a eficácia de desinfeção, a eficiência de lavagem e em descarbonização, ou o facto de não ser necessário a pré-lavagem, economizando recursos e tempo.

Outro dos grandes benefícios da Multiwasher é a sua multifuncionalidade e adaptação a cada segmento de indústria. Com esta função é possível lavar variados utensílios e objetos num só mesmo equipamento. A Multiwasher é também uma máquina focada em sustentabilidade. A ideia de sustentabilidade é muito forte para nós e, assim, focamo-nos nas poupanças de água e energia afetas à lavagem, de modo a reutilizar as mesmas e a melhorar o planeta.

Outro dos alicerces da Somengil é a proximidade com o cliente; investimos nesta relação porque é a partir dela que melhoramos o processo de lavagem do nosso cliente e é com esta proximidade que o cliente também sabe que estamos presentes e disponíveis para ele.

Quando nasceu a Somengil?

A Somengil surgiu em Aveiro em 2002. Esta empresa foi criada aquando da perceção de que havia uma lacuna no mercado industrial: a de equipamentos de lavagem de qualidade com grande performance e eficácia na lavagem e desinfeção.

As soluções da Somengil destinam-se a indústrias que não tenham os seus processos de lavagem otimizados e que, sintam a necessidade de melhorar a performance e desinfeção das mesmas. Trabalhamos com diferentes segmentos do mercado, sendo eles: carnes, peixe, pastelarias e padarias, lacticínios, retalho, catering, logística, fruta, vegetais e farmácia.

A Multiwasher continua a ser a grande inovação da Somengil. Como nos focamos numa estratégia de monoproduto, estamos continuamente a melhorar este equipamento seja no melhoramento técnico ou em algum material.

É inovadora devido ao seu formato de cabine que permite uma reutilização das variáveis da lavagem que, não só é bom para o ambiente como assegura qualidade de lavagem e eficácia. Acrescentando a este formato inovador, a Multiwasher foi criada para que questões como a descarbonização não sejam um problema para os clientes, assegurando a lavagem e desinfeção necessárias. Também não é necessário que exista pré-lavagem, uma vez que a Multiwasher assegura isso, poupando no tempo e melhorando a produtividade e performance. Além do tempo, a Multiwasher cria poupanças de energia, água e detergente.

Quais as vantagens que os clientes e parceiros procuram na Somengil? O que distingue a Somengil face à sua concorrência?

O facto de estarmos comprometidos com o cliente, para além da eficácia e qualidade de lavagem da Multiwasher.

Apresentamos soluções de alto valor acrescentado materializa-se na preocupação em compreender com precisão as necessidades do cliente e efetuar propostas de solução que garantem a resolução dos problemas com a eficiência desejada.

Qual a Vossa previsão de crescimento nos próximos 3 anos?

Tendo em conta os desafios em que nos temos vindo a encontrar nos últimos anos, é difícil prever de forma efetiva e correta o nosso crescimento. No entanto, apesar de todas as dificuldades (pandemia, inflação, guerra), temos vindo a crescer e esse crescimento mantém-se.

De que forma as soluções de detergência da Mistolin Pro são uma mais valia para a marca Somengil na garantia da qualidade de lavagem?

Devido à sua qualidade de desinfeção e lavagem, os detergentes Mistolin asseguram a eficiência que procuramos dar aos nossos clientes. O facto de a Multiwasher usar tecnologia que poupa detergente coaduna-se na perfeição com a qualidade de desinfeção dos detergentes da Mistolin.

Em que medida os desafios mundiais (pandemia, escassez matérias-primas, guerra na Ucrânia, inflação) afetam o paradigma do vosso modelo de negócio e que oportunidades daí resultarão? Com as circunstâncias atuais de especulação em torno de uma nova crise a aproximar-se, de que forma a Somengil é solução?

Tendo em conta o desafios mundiais, vamos nos adaptando da melhor forma possível.

Durante o período de pandemia, fomos, tal como a maioria do mundo, colocados numa situação difícil sendo que a visita aos clientes e parceiros de modo a demonstrar a máquina e a qualidade da mesma, pelo que tivemos que nos adaptar. Investimos muito no digital e na criação de vídeos que mostrassem a qualidade da máquina e isso trouxe frutos para o momento e para o futuro. Embora de momento já visitemos clientes, continuamos a fornecer esses mesmos materiais criados na época de pandemia.

Com a escassez das matérias-primas e a inflação, fomos obrigados a aumentar o valor da Multiwasher, uma vez que o aço ficou mais caro. Embora esta seja uma realidade, o facto é que a Multiwasher poupa imensos recursos – o facto de haver poupanças de energia, água e detergente acima dos 50% é algo que surpreende e apela muitos clientes a tomarem o passo de adquirir a Multiwasher. Conseguimos assegurar essas poupanças.

Voltar para o blogue
1 de 2