LIMPEZA VS DESINFEÇÃO - CONHECE AS DIFERENÇAS

23/09/21

Estes 2 conceitos e as suas práticas nunca se classificaram tão indispensáveis como no período atual de pandemia COVID-19 que vivemos. Mas afinal, o que as distingue e quais as suas aplicações? Descobre de seguida:

Limpeza

A limpeza consiste na remoção física de sujidade visível, com vista à redução da possibilidade de micro-organismos indesejados se alimentarem e se fixarem na superfície em questão.

No entanto, é importante salientar que este processo na verdade não mata estes vírus e bactérias, mas sim remove 85% a 90% dos mesmos. Desta forma, a limpeza é apenas o primeiro passo no processo de controlo de contaminação.

Normalmente, o processo de limpeza envolve o uso de algum tipo de sabão, detergente e de água.

Conhece alguns dos produtos de limpeza que vendemos:

Desinfeção

A desinfeção tem como objetivo eliminar um número considerável de micro-organismos. Os desinfetantes mais comuns são soluções de lixívia e de álcool.

Desinfetar não resulta necessariamente na limpeza de superfícies sujas ou na remoção de germes, daí a limpeza ser um primeiro passo muito importante, antes de proceder à desinfeção.

Os desinfetantes são normalmente comprados na forma concentrada e misturados com água para fornecer uma solução eficaz para uso intensivo. Por norma, deve-se deixar o desinfetante a atuar sobre a superfície ou o objeto em questão por um determinado período de tempo, para que seja o mais eficaz possível.

Alguns desinfetantes são produzidos para um propósito específico, pelo que o utilizador deve estar familiarizado com a informação do rótulo. Descobre alguns dos produtos desinfetantes disponíveis nos nossos pontos de venda:

Há também produtos que limpam e desinfetam ao mesmo tempo, o que reduz ainda mais o risco de contaminação:

Como limpar e desinfetar de forma segura?

  • Guardar os produtos nos recipientes em que vieram
  • Seguir sempre as instruções e prestar atenção aos avisos do rótulo
  • Não misturar produtos de limpeza com desinfetantes, a menos que os rótulos digam que é seguro fazê-lo
  • Verificar o rótulo para perceber se é necessário o uso de luvas ou proteção para os olhos ao usar os produtos
  • Proteger os produtos do alcance das crianças

Assiste ao Webinar sobre limpeza e desinfeção.

Segue-nos no LinkedIn para não perder nenhuma novidade Mistolin Solutions.