A LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO NA ÓTICA DAS BOAS PRÁTICAS

15/03/22

Espaços limpos, seguros e higienizados são, por si só, um fator gerador de confiança nas pessoas. Nos dias de hoje, o “estar limpo” deixou de ser suficiente. A preocupação por locais higienizados passou a ser imprescindível contribuindo para manter as pessoas saudáveis e seguras, promovendo o bem-estar de todos e criando espaços de trabalho aprazíveis, melhorando igualmente a sua reputação.
Os serviços de limpeza contribuem de um modo particularmente importante na manutenção das instalações, dado que refletem o cuidado existente no seu negócio, o que se refletirá, em última análise, numa apreciação por parte dos clientes. Uma das observações imediatas quando um cliente (ou potencial) entra no seu negócio é o nível de limpeza. Na remota hipótese de uma apreciação ser negativa, tal pode ser um dos critérios suficientes para optar por não concretizar qualquer negócio. Repare, por exemplo, que pisos manchados pode ser o suficiente para transmitir um sinal de que a empresa não é profissional. A impressão não sendo tudo, pode ser determinante.

A limpeza do escritório na ótica das boas práticas

Num escritório os colaboradores passam boa parte do seu tempo de trabalho sentados à secretária. Nestes períodos de tempo, o trabalho é uma parte do que acontece, dado que à secretária, eventualmente, também se mastiga, tosse, espirra e o ato de tocar em múltiplos objetos expostos é praticamente inevitável. Nos dias de hoje, apesar do uso de máscara ser comum, o risco de uma tosse ou espirro repentino podem ser acontecimentos inevitáveis. Imagine-se este cenário, dia-após-dia. É natural que os escritórios rapidamente se tornem, literalmente num “zoológico de microrganismos”! Sim, estes germes apesar de não serem visíveis, não devem merecer uma atenção menor. Isto porque a origem da proliferação dos germes reside no ritmo dos nossos dias habitualmente ocupados e cuja necessidade de organização e limpeza é
fundamental. Atentos aos aspetos a seguir mencionados podemos fazer uma reflexão em torno da necessidade e relevância que a limpeza desempenha.

1. O Local 

Iniciar a abordagem do processo de limpeza com uma análise prévia do local a limpar. É claro que não se trata de uma análise quantitativa, mas antes uma apreciação qualitativa expedita de toda a envolvente para um levantamento das necessidades envolvidas para uma posterior execução da limpeza. Selecione os produtos, equipamentos de limpeza e equipamentos de proteção individual (EPI’s). Defina uma área da sala e trabalhe ao redor da mesma no sentido horário ou anti-horário. 

2. O Pó

Para a limpeza do pó começar por retirar da secretária os documentos (papéis e pastas de arquivos), calendário e outros objetos de modo a se conseguir limpar. Não negligenciar áreas como tomadas de energia elétrica (normalmente localizadas na parte de trás da secretária), as pás dos termoventiladores, a parte superior dos monitores, bem como os peitoris de janelas. Utilizar um pano de microfibra humedecido para limpar todas as superfícies.

3. A Aspiração

Trabalhar a aspiração de cima para baixo. Adequar a escova a utilizar durante a aspiração ao tipo de material da superfície (estofos, carpetes), e, aos espaços estreitos de difícil acesso. Desde modo, é possível aspirar completamente cada superfície da secretária, bem como todos os cantos do escritório. Prestar especial atenção às áreas onde passou o pano húmido e aspirar qualquer poeira solta que o pano não conseguiu capturar. Se movimentar cadeiras, caixotes do lixo ou outros objetos, certificar que os coloca de novo no seu lugar original depois de concluída a aspiração.

4. A Desinfeção

Um colaborador à secretária toca na maioria dos objetos à disposição várias vezes ao dia, criando condições propícias à proliferação de germes a cada vez que pressiona uma tecla, clique de rato e telefonema. É fulcral desinfetar o teclado e o rato do computador, o telefone do escritório, incluindo o fone de ouvido, o bocal, tudo.

5. A Consistência

Opte por uma calendarização das ações de limpeza e organização do escritório. Este simples planeamento permitirá a implementação de uma disciplina, cuja rotina de limpeza contribuirá para facilitar a próxima vez. Opcionalmente, poderá ter sempre consigo, toalhetes desinfetantes, os quais são úteis no dia-a-dia para limpar de forma rápida entre os dias de limpeza calendarizados.

Em suma, a consciencialização dos colaboradores para os aspetos simples mencionados é conseguida por via da sua formação/capacitação, tendo por referência o know-how dos especialistas na área da detergência.

 

Já se encontra disponível o novo catálogo Mistolin Solutions, válido de 1 de Março a 15 de Abril de 2022. 

Segue-nos no LinkedIn e no Instagram para não perderes nenhuma novidade.